Análise Biomecânica e Cinesiológica de Posturas Mediante Fotografia Digital: Estudo de Casos

Por: ângela A. Vasconcelos, Eliane H. Kanayama, Gil Konno, Guilherme B. Rojas, Henrique Y. Takahasi, Igor K. Naki, Isabel de Camargo Neves Sacco, Karina Burgi, Leda T. Y. Silveira, Mara C. S. Melo e Vivian A. Guedes.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.11 - n.2 - 2003

Send to Kindle


Resumo

A utilização de posturas equivocadas durante as atividades que realizamos freqüentemente pode levar a uma aceleração do processo de desgaste sofrido pelo aparelho locomotor. O estudo da relação entre a postura adotada e as estruturas anatômicas acometidas por diversas patologias é uma preocupação crescente de diversas áreas da ciência, sendo a Biomecânica importante representante deste grupo. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi aplicar um método de análise biomecânico em diferentes situações da vida diária, nas quais alterações posturais fossem registradas: em decúbito lateral, durante a realização de manobras massoterapêuticas em divãs com diferentes alturas, durante o suporte de mochila escolar e na utilização do salto alto. Foi utilizado o método da cinemetria, mediante fotos digitais, além do cálculo do centro de gravidade por meio do método segmentar, a determinação de ângulos articulares e torques externos nestas posturas. Com este protocolo, procurou-se estabelecer uma metodologia simples e objetiva de quantificação de alterações posturais em situações cotidianas e/ou ergonômicas. Foram discutidos aspectos cinesiológicos, complicações crônicas da adoção de tais posturas e possíveis intervenções fisioterapêuticas. Em todos os estudos, a metodologia mostrou-se válida para identificar as alterações posturais adotadas nas situações estudadas, e possibilitou a discussão das implicações biomecânicas e cinesiológicas de tais posturas para a fisioterapia. PALAVRAS-CHAVE: biomecânica, fisioterapia, posturas, cinemetria, centro de gravidade.

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.