Ações do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin

Por: Carolina Fontoura Moreno, , Fabiana Lírio Weber, José Ricardo Brunelli Amadeu Borrasca, Juan Manuel Menendez Pacheco, Júlia Cruxen Bisso Llantada, Júlia Finkler Schneider, Laura Matte Doering, Mariana Campos Capra, e William Ferreira de Oliveira.

Anais do Fórum de Estudos Olímpicos 2021 e III Simpósio Latino-americano Pierre de Coubertin.

Send to Kindle


Resumo

O Movimento Olímpico engloba organizações e instituições reconhecidas pelo COI para alcançar a divulgação do Ideal Olímpico. Dentre essas organizações está o Comitê Internacional Pierre de Coubertin (CIPC), fundado em 1975 para garantir os ideais de excelência, justiça, participação e paz de Pierre de Coubertin. Para ter maior alcance em escala global, o CIPC conta com o apoio de comitês nacionais. Assim surgiu em 2006 o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC). Desde 2008, sua sede vincula suas atividades ao Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos dos cursos de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. As ações do CBPC visam difundir e promover iniciativas em Educação Olímpica, além de incentivar e valorizar exemplos, que representam os princípios fundamentais do Olimpismo (filosofia Olímpica) (INTERNATIONAL OLYMPIC COMMITTEE, 2018). Parte deste trabalho consiste em registrar essas iniciativas e difundi-las através dos meios de comunicação do CBPC. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivos: Registrar e divulgar as ações do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin; Difundir e divulgar os princípios do Olimpismo, idealizados por Pierre de Coubertin de liberdade, união dos povos, fair play e fraternidade; Divulgar o trabalho e as obras de Pierre de Coubertin na língua portuguesa; Fornecer subsídios a pesquisadores e interessados nas ideias e ideais de Pierre de Coubertin relativas à Educação, ao Esporte Moderno e ao Movimento Olímpico em geral; Promover e incentivar iniciativas que contribuem para a aproximação do Olimpismo com o esporte ou com a população; Estabelecer um registro histórico de publicações do CBPC, para posterior análise e qualificação do conteúdo produzido pelos seus meios de comunicação; Transformar os meios de comunicação do CBPC em potenciais ferramentas de Educação Olímpica. Entre os principais resultados identificados para este período, está a criação do website do CBPC, a fim de fortalecer a sua presença digital própria e tornar-se fonte de referência, difundindo as ações do Comitê e materiais direcionados aos Valores Olímpicos para mais pessoas; a participação em pelo menos 26 eventos em âmbitos nacional e internacional, incluindo palestras, lives e entrevistas; além da chancela e parceria para lançamento de 7 obras literárias. Os resultados sugerem o alinhamento das instituições parceiras do CBPC, em especial a PUCRS, bem como a relevância da continuidade de seus trabalhos conjuntos.

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.