Academic Olympic Studies And Research Centre – Atendendo as Novas Diretrizes do Comitê Olímpico Internacional

Por: Carolina Fontoura Moreno, , Fabiana Lírio Weber, José Ricardo Brunelli Amadeu Borrasca, Juan Manuel Menendez Pacheco, Júlia Cruxen Bisso Llantada, Júlia Finkler Schneider, Laura Matte Doering, Mariana Campos Capra, e William Ferreira de Oliveira.

Anais do Fórum de Estudos Olímpicos 2021 e III Simpósio Latino-americano Pierre de Coubertin.

Send to Kindle


Resumo

C riado em 2002, o Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) integra a rede dos Centros de Estudos Olímpicos (CEOs) do Comitê Olímpico Internacional (COI). Desde 2020, o GPEO PUCRS passa a atender as novas "Diretrizes para os Estudos Acadêmicos Olímpicos e Centros de Pesquisa" estabelecidas pelo COI, elaboradas para fornecer um quadro mais claro no qual os CEOs possam funcionar, garantindo o alinhamento total com a Carta Olímpica, respeitando sua independência em termos de atividades acadêmicas, utilizando-se das propriedades Olímpicas exclusivamente para fins educacionais, informativos e de relatórios, com o objetivo de disseminar o conhecimento Olímpico. Desta forma, o principal objetivo do Apoio Técnico será facilitar o atendimento destas diretrizes em produções e comunicações internas e externas do GPEO. Para atingir tal objetivo, o GPEO utiliza-se de duas páginas em redes sociais: o Facebook e o Instagram, como ferramentas de maior alcance no impacto de suas atividades de divulgação das ações do grupo de pesquisa, bem como na promoção de trabalhos acadêmicos pautados no Movimento e nos Estudos Olímpicos. Para a efetividade de tal trabalho, foi elaborado um fluxograma que serve como veículo condutor das nossas tarefas de comunicação, em uso desde 2020, que segue a seguinte ordem de execução: (1) reuniões de pauta a cada bimestre ou em eventos específicos; (2) pesquisa de conteúdo; (3) elaboração do material para publicação, incluindo imagem e texto; (4) revisão do material; (5) correções e versão final do material; (6) revisão final; (7) publicação. Apesar de 87% (Facebook) e 64% (Instagram) dos seguidores atuais das páginas indicarem residência no Brasil, o canal também possui um importante alcance internacional. O GPEO totaliza, atualmente, três publicações semanais fixas em suas redes, alcançando até 45 países com a média de idade entre 25 e 44 anos. No período de outubro de 2020 até agosto deste ano, tivemos um alcance de 14.152 pessoas no Facebook e de 10.408 no Instagram, o que nos leva a crer que nossa presença digital tem sido consideravelmente efetiva ao alcançar um número expressivo de público. O impacto do trabalho de comunicação do GPEO ainda está em avaliação, porém os benefícios das atividades aos acadêmicos e aos CEOs são notórios, favorecendo novas pesquisas e atividades, ampliando campos de atuação e favorecendo novos vínculos acadêmico-profissionais.

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.