A Prática do Ensino da Capoeira nas Escolas: Perfil e Visão do Capoeirista
Por: Eliane Glória Reis da Silva Souza, Francisco Fonseca Teixeira e Renata Osborne.Resumo
Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo investigar operfil dos profissionais que ensinam capoeira na escola esuas representações sobre o respectivo processo de ensinoaprendizagem.Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se aentrevista semiestruturada, que permite ao entrevistador orientare estimular as respostas do entrevistado, de forma a facilitar umlivre fluxo de ideias. Participaram desse estudo oito professorese mestres de capoeira, que ministram aulas em escolas, tanto darede pública quanto privada de ensino. Os resultados apontamque a capoeira é relevante nas suas vidas; a maioria não concluiu aeducação básica, mas possui formação específica na área; utilizamestratégias variadas para facilitar o aprendizado dos discentes,buscando a transmissão de valores positivos; e não desenvolvemtrabalho conjunto com os professores de educação física. Concluiseque ainda existe o desafio de inserir a capoeira no ensino formal.
Endereço: http://apl.unisuam.edu.br/revistas/index.php/corpusetscientia/article/view/22/19