A Importância da Avaliação Física na Analise dos Desvios Posturais em Estudantes de Educação Física da Universidade Regional do Cariri – Urca no Município de Crato - Ce.

Por: Dioneide Pereira da Silva e João Paulo da Silva Maciel.

Arquivos em Movimento - v.18 - n.1 - 2022

Send to Kindle


Resumo

Atualmente a postura é definida como a posição ou a atitude do corpo em disposição estática ou o arranjo harmônico das partes corporais a situações dinâmicas. Portanto o propósito deste estudo foi o de averiguar a predominância de desvios posturais. Foram avaliados (n=230) alunos, selecionados por conglomerado com média de idade de 22,7 anos (dp=3,16), composta por 150 homens e 80 mulheres. Depois da avaliação e a coleta de dados, obtivemos os seguintes resultados, nenhum desvio postural (20,0%), escoliose (36,0%), Hipercifose (10,6%) e Hiperlordose (33,4%) para os universitários do sexo feminino, seguido de nenhum desvio postural (20,5%), escoliose (45,5%), Hipercifose (12,5%) e Hiperlordose (22,0%), para os universitários do sexo Masculino. Tais resultados demonstram que as variáveis estudadas acarretam uma diferença significativa entre os universitários do sexo feminino e masculino. Conclui-se que a avaliação física quando realizada de forma adequada pode identifica diversos problemas com a coluna e deste modo o presente estudo propôs apresentar uma metodologia subjetiva de baixo custo para avaliação física analisando diversos aspectos que são de suma importância.

Endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/40372

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.