A História da Escrita Reflete os Efeitos da Educação no Discurso Estrutura: Implicações Para a Alfabetização, Oralidade, Psicose e Idade Axial

Por: Antonio Guerreiro, Diego Fernández-slezak, Guillermo Cecchi, Luís Fernando Tófoli, Mariano Sigman, Mauro Copelli, Natália Bezerra Mota, Sidarta Ribeiro e Sylvia Pinheiro.

Trends In Neuroscience And Education - 2021

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Resumo

Contexto: A análise gráfica detecta psicose e aquisição de alfabetização. A literatura da Idade do Bronze foi proposta para conter características infantis ou psicóticas, que só teriam amadurecido durante a Era Axial (∼800-200 AC),um suposto limite para a mentalidade contemporânea.

Método: a análise gráfica de textos literários abrangendo ∼4.500 anos mostra mudanças assintóticas notáveis ​​ao longo do tempo.

Resultados: Enquanto a diversidade lexical, a recorrência de curto alcance e o comprimento do gráfico aumentam em relação à aleatoriedade, a recorrência de curto alcance diminui para níveis aleatórios. Os textos da Idade do Bronze são estruturalmente semelhantes aos relatórios orais de crianças típicas alfabetizadas, mas distintos da poesia e das narrativas de pré-escolares, pré-alfabetizados ou ameríndios. A estrutura do texto reconstitui a "flecha do tempo", convergindo para níveis adultos educados no início da Idade Axial.

Conclusão: Os percursos educacionais das tradições orais e letradas são estruturalmente divergentes, com uma diminuição de intervalo de recorrência no primeiro, e um intervalo crescente de recorrência no último. A educação é aparentemente o força motriz subjacente ao amadurecimento do discurso. (Trad. Sandra Cavasini)

Endereço: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S2211949320300181?token=69CC53C85AC008040458CCA6C2CF5D76BB802A2CFA3259EE56336850D4276D7EBF40F72F2E75C14C452F3871224949C8&originRegion=us-east-1&originCreation=20211014130413

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