A Gestão Esportiva no Currículo de Formação dos Acadêmicos de Educação Física do Distrito Federal

Por: André Ribeiro da Silva e Marcus Vinicius Rodrigues.

9ª Jornada Internacional sobre Gestão do Esporte - GESPORTE

Send to Kindle


Resumo

A gestão do esporte é um componente essencial no currículo de formação do profissional de Educação Física independente da sua área de atuação. É preciso compreender como a área se organiza e como deve se organizar a fim de entender seus processos. O objetivo desse estudo é compreender a realidade local referente ao currículo de formação dos cursos de Educação Física no Distrito Federal (DF), relacionado a gestão e organização do esporte. Através da plataforma e-mec obtiveram-se as informações das faculdades de Educação Física existentes no DF. Após isso, montou-se uma planilha com informações dos cursos de Educação Física das faculdades, como as habilitações ofertadas, se é presencial ou a distância e se estão ativas para o DF. Visitou-se o site de cada instituição e observou-se a matriz curricular, buscando quais cursos ofertam no componente obrigatório disciplinas de gestão esportiva. Verificou-se que a realidade é antagônica quando comparadas as duas habilitações, os cursos de bacharelado em Educação Física possuem disciplinas em suas matrizes que abordam a organização e gestão esportiva em 58%, para os cursos de licenciatura, apenas 17% das instituições possuem matérias em suas matrizes curriculares relacionada à organização do esporte. Quando incluída a análise de disciplinas que abordam gestão de eventos esportivos, os números sobem para 100% para o bacharelado e 39% para a licenciatura. Portanto, conclui-se que há uma preocupação maior em transmitir conhecimentos de organização, administração e gestão do esporte das instituições para os cursos de bacharelado, os cursos de licenciatura em sua maioria não são contemplados com disciplinas de gestão esportiva, sendo restritivos em alguns casos com matérias relacionadas a organização de eventos escolares. Essa realidade transfere um déficit de conhecimento ao profissional que atuará na escola, visto que em sua formação não há quem fale da organização de sua própria área.

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.