A Força em Diferentes Indicadores Antropométricos de Crianças Praticantes de Handebol

Por: André de Camargo Smolarek, Cleyton dos Santos de Oliveira, Daniel Maria de Cristo Neto, Luís Paulo Gomes Mascarenhas, Tácito Pessoa de Souza Junior e Willen Tozetto.

40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Avaliar as características físicas em relação a performance em crianças vem ganhando notoriedade científica, pois muitos distúrbios já são frequentes desde a infância e podem afetar as capacidades físicas, tais como a força. Objetivo: Mensurar o comportamento dos níveis na força de preensão manual dominante (PMD), não dominante (PMND) e impulsão horizontal (IH) em diferentes classificações de indicadores antropométricos para crianças praticantes de handebol. Materiais e Métodos: 54 meninos e 43 meninas praticantes de iniciação ao handebol, residentes em um município interior da região sul do Paraná. Foram tomadas as medidas de massa corporal, estatura, IMC, e dobras cutâneas TRI e SUB, onde obtivemos a massa magra (MM) pela equação de Slaughter, (1988) e Siri (1961). Além das variáveis do desempenho motor força máxima voluntária de preensão manual absoluta da mão dominante, não dominante e força explosiva de membros inferiores pela impulsão horizontal. Para verificar a diferença entre as médias foi utilizado um teste "t" de student com nível de significância de p<0,05. Todas as análises foram realizadas no software SPSS® versão 22.0. Resultados: Ver tabela. Conclusão: Meninos com IMC acima de 85% são mais fortes que meninos classificados como normais na PMD e PMND (p=0,01 e p=0,02), assim como meninos com MM ≥75% obtiveram PMD e PMND (p=0,01 e p=0,01). Para as meninas apenas as que tiveram MM ≥75% na PMHD (p=0,01) apresentaram diferença de força.

Endereço: http://celafiscs.org.br

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.