A Educação Física e as Dimensões do Conhecimento na Bncc: Um Estudo a Partir dos Planos do Ensino dos Professores de Uma Rede Municipal de Ensino

Por: Pedro Henrique Carbone Vidotti.

207 páginas. 2020 24/04/2020

Send to Kindle


Resumo

A Base Nacional Comum Curricular aprovada no ano 2017 tem como objetivo promover modificações nos currículos das redes de ensino e escolas do país, estimulando o desenvolvimento de aprendizagens essenciais. Além disso, para a disciplina de Educação Física, uma das novidades é a inclusão das oito Dimensões do Conhecimento: Experimentação, Uso e Apropriação, Fruição, Reflexão Sobre a Ação, Construção de Valores, Análise, Compreensão, e Protagonismo Comunitário. Assim, os objetivos desta pesquisa são: a) construir um entendimento sobre as DC; b) identificar como já são abordadas pelos docentes e c) analisar e propor, em conjunto com os professores, possibilidades pedagógicas para as DC. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com característica descritivo-interpretativa. Utilizamos a pesquisa documental e a roda de conversa como técnicas de coleta de dados, sendo analisadas a Base Nacional Comum Curricular e 17 sequências didáticas dos 8º e 9º anos criados pelos professores de Educação Física de uma rede de ensino municipal. Participaram da roda de conversa 32 professores e o coordenador da disciplina da rede de ensino. As informações coletadas foram classificadas em duas famílias de categorias: Dimensões do Conhecimento, na qual se discutiu de modo destacado cada grupo de conhecimentos, e Ecos, na qual se buscou identificar e interpretar posicionamentos dos participantes acerca da implementação da base e das Dimensões do Conhecimento. Nas 17 sequências didáticas analisadas, encontramos 97 expectativas de aprendizagem, que indicam a valorização da Construção de Valores, Análise e Compreensão e a moderação em relação ao Uso e Apropriação, Fruição e Protagonismo Comunitário. Na Base Nacional Comum Curricular, nas 21 habilidades descritas para os 8º e 9º anos, houve um maior equilíbrio em relação às dimensões e às unidades temáticas. Consideramos que as Dimensões do Conhecimento são possibilidades concretas de conhecer, praticar, apreciar, democratizar o acesso, desenvolver valores e compreender o funcionamento e os aspectos sociais das práticas corporais; são, assim, ferramentas didáticas para os professores da disciplina construírem suas propostas pedagógicas. Palavras-chave: BNCC. Educação Física escolar. Dimensões do conhecimento.

Endereço: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12925

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.