12 Semanas de Treinamento Combinado Periodizado Aumentam a Força Muscular de Pessoas Infectadas Pelo Hiv

Por: Alexandre Gonçalves, Edmar Lacerda Mendes, Elmiro Santos Resende, Gam Lucas Gonçalves, Hugo Ribeiro Zanetti e Vinicius Lourenço José da Silva.

40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Pessoas infectadas pelo HIV (PIHIV) apresentam redução da força muscular. Assim, o exercício físico torna-se uma importante ferramenta para reduzir tal condição. Objetivo: Avaliar o efeito de 12 semanas de treinamento combinado periodizado (TCP) sob a força máxima de pessoas infectadas pelo HIV. Métodos: A amostra do estudo foi composta por 10 participantes do projeto VIDA+. Estes realizaram 12 semanas de TCP composto por exercícios resistidos periodizados de forma não-linear (agachamento, supino reto, mesa flexora, puxada frontal, panturrilha sentada e desenvolvimento de ombro) seguidos de exercício aeróbico (esteira rolante) periodizado de forma polarizada, com frequência de três vezes por semana. Antes e após o período de treinamento, os participantes foram submetidos a um teste de uma repetição máxima (1RM) nos exercícios propostos no protocolo. A normalidade dos dados foi verificada pelo teste de Shapiro-Wilk e o teste t de Student foi realizado tendo significância quando p < 0,05. Resultados: Houve aumento significativo na força nos exercícios agachamento, supino reto, flexora, pulley frontal, panturrilha sentada e desenvolvimento ombro. Conclusão: O TCP é uma estratégia eficaz para melhorar a força muscular de PIHIV.

Endereço: http://celafiscs.org.br

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.